Higiene Íntima da Mulher

A mulher, desde sempre, sente-se insegura quanto à possibilidade de apresentar odores desagradáveis e secreções vaginais que podem manchar suas roupas íntimas. O sangramento, o corrimento vaginal e a perda de urina, são situações frequentes no cotidiano feminino, e isso não está necessariamente associado a alguma doença. O próprio acúmulo de células mortas e a transpiração ao longo do dia, associados à correria do cotidiano, contribuem para o aumento do número das bactérias e para a formação dos cheiros desagradáveis.

Área a ser higienizada

Compartimento externo (monte púbico, pele de vulva, raiz das coxas e região perianal) e compartimento intermédio (interior dos grandes lábios e dos pequenos lábios até a membrana himenal). Ou seja: toda a parte externa e a entrada da vagina deve ser lavada.

A higienização diária deverá evitar a introdução de substâncias na cavidade vaginal (compartimento interno). Isso mesmo! Não há a necessidade de lavar por dentro!

Como realizar de fato a higienização?

Toda a região externa e entrada da vagina deverão ser higienizados com água corrente e com produtos de higiene (sabão íntimo por exemplo), fazendo-se movimentos circulares, que evitem trazer o conteúdo perianal para a região vulvar (sempre de frente para trás e nunca de trás para frente) e que atinja todas as dobras sem exceção. Não se recomenda introduzir água e/ou outros produtos no interior da vagina (duchas vaginais). Secar cuidadosamente as áreas lavadas com toalhas de algodão secas e limpas que não agridam a pele da região.

Que produto devo usar na higienização íntima?

Produtos apropriados para a higiene anogenital (sabonetes íntimos) que sejam hipoalergênicos, com detergência suave e pH ácido variando entre 4,2 a 5,6.

Forma de apresentação: Dar preferência para os sabonetes líquidos.

Condições especiais

  • Após ato sexual
  • Após ato sexual, lavar área genital externa com água e produto de higiene íntima. Não fazer uso de duchas vaginais sem indicação médica.

  • Período Menstrual
  • No período  menstrual o hábito da higiene deveria ser feita com maior frequência, para aumentar a remoção mecânica dos resíduos e melhorar a ventilação genital já que a pele fica grande período de tempo em contato com o absorvente. Se a correria do dia-a-dia não te permite lavar a região, leve com você lenços umedecidos e seque bem a região.

  • Pós Parto
  • Após o parto é recomendada maior frequência da higienização utilizando os sabonetes íntimos. É comum maior irritação da pele local devido ao período de pós parto, que deixa a pele da região mais sensível.

Compartilhe: