Qual o cuidado que devo ter com minhas mamas?

Toda mulher deve aprender o autoexame das mamas. Trata-se de observar suas mamas e toca-las de maneira a identificar alterações como nódulos mamários. Além disso, a visita frequente a um ginecologista (pelo menos 1 vez ao ano) também é válida. O exame das mamas pelo profissional de saúde faz parte do exame físico de rotina. A partir dos 40 anos é recomendado, além do exame físico, a mamografia anualmente. Esse exame é capaz de realizar a detecção precoce do câncer de mama.

Como realizar o autoexame de mama?

O autoexame das mamas tem por objetivo o autoconhecimento. É muito comum a mulher crescer com medo e vergonha de se tocar, de se olhar e se conhecer. Através de um simples ato, o de se observar com frequência e tocar-se, pode levar ao diagnóstico precoce do câncer de mama e salvar vidas. Mas lembre-se: o autoexame nunca poderá substituir o exame físico realizado pelo médico e nem mesmo a mamografia deverá deixar de ser realizada a partir dos 40 anos.

Em que consiste o exame: a mulher de frente ao espelho ira olhar suas mamas com os dois braços para baixo e depois com os dois braços elevados para trás do pescoço. Ela irá procurar deformidades na pele da mama junto a esses movimentos

Após olhar ela ira tocar a mama com as pontas dos dedos desde a axila até o mamilo, realizando movimentos dedilhares. Ela irá procurar por nodulação quaisquer. O médico deverá ser imediatamente comunicado caso isso ocorra.

Veja como fazer o autoexame:

Coloque uma das mãos atrás da cabeça e com outra mão apalpe, suavemente a mama e com movimentos circulares.
Repita a operação na outra mama.


Primeiramente com os braços abaixados observe atentamente qualquer alteração em suas mamas.


Levante os braços, colocando as mãos atrás da cabeça. Durante a observação é importante avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Caso existam alterações procure seu ginecologista.

Compartilhe: