(17) 99711-8496Segunda à sexta das 8h às 18h

Síndrome Pré-Menstrual (SPM) e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)

image

A SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL e o TRANSTORNO DISFÓRICO PRÉ-MENSTRUAL são dois distúrbios relacionados a sintomas que ocorrem uma a duas semanas antes da menstruação e que melhoram após o início dela. Esses sintomas podem ser físicos, emocionais e comportamentais. O TRANSTORNO DISFÓRICO PRÉ-MENSTRUAL é mais severo e, às vezes, incapacitante.

A causa desses distúrbios são que os níveis dos hormônios reprodutivos femininos, que são o estrogênio e a progesterona, oscilam durante o ciclo menstrual de toda mulher. Essas oscilações podem afetar os níveis de substâncias químicas do cérebro (neurotransmissores) que tem um papel importante na regulação do humor, com destaque para a serotonina.

- SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL: afeta de 75% a 80% das mulheres. Os sintomas são: irritabilidade, depressão, ansiedade, retraimento social, dificuldade de concentração, distúrbios do sono, aumento do apetite, desejo voraz por determinados alimentos, seios doloridos, inchaço abdominal, dor de cabeça, fadiga, ganho de peso, dor nos músculos ou articulações.

- TRANSTORNO DISFÓRICO PRÉ-MENSTRUAL: afeta de 3% a 8% das mulheres. Os sintomas são muito parecidos com a Síndrome Pré-Menstrual, porém alguns dos sintomas se destacam, como: alterações extremas de humor ou crises de choro repentinas, muita irritação com mais conflitos com pessoas ao redor, tristeza, falta de esperança ou pensamentos autodepreciativos.

Compartilhe:
Top